Reunião Geral Anual da YAQU PACHA

Nossa Assembleia Geral Anual da YAQU PACHA deste ano foi realizada na sexta-feira, 26/05/2023, das 18h30 às 20h30, na Casa de História Natural do Zoológico de Nuremberg, e nossos biólogos e membros da sociedade também participaram do evento via Zoom Conference.

Dr. Lorenzo von Fersen 1º Presidente da Assembléia Geral Anual da YAQU PACHA e.V.

O Dr. Lorenzo von Fersen (1º Presidente da YAQU PACHA e.V.) conduziu o evento. Após uma breve introdução, nossos biólogos da América Latina relataram primeiro o trabalho em seus projetos.

Prof. Eduardo Secchi Ecomega FURG Brasil Reunião Geral Anual Treinamento Toronto Zoo

O Prof. Eduardo Secchi começou apresentando os projetos que estão sendo realizados com nossos parceiros da ECOMEGA FURG, da Universidade Federal do Rio Grande FURG, no Brasil. Aqui é dada atenção especial ao trabalho com comunidades pesqueiras e escolas para reduzir a captura acidental de mamíferos marinhos a longo prazo e para intensificar o contato com os pescadores. O projeto também visa integrar o tópico de conservação da natureza e das espécies nas aulas escolares a longo prazo. A equipe do Prof. Secchi também está trabalhando na criação de um laboratório de fisiologia hormonal para a análise de cortisol e outros hormônios de amostras das espécies que vivem lá. A Dra. Silvina Botta participou de um curso de treinamento no laboratório de renome mundial do Dr. Mastromonaco, no Toronto Zoo.

Dr. Lorenzo Rochas-Bracho Vaquita Reunião Geral Anual

Em seguida, o Dr. Lorenzo Rojas-Bracho apresentou um relatório sobre o trabalho de proteção da vaquita, que está em perigo de extinção. Ele apresentou o trabalho da PESCA ABC, que usa métodos alternativos de pesca para evitar a captura acidental de vaquitas. O governo mexicano também afundou pesados blocos de concreto com ganchos de metal na área de distribuição da vaquita para impedir a pesca nessa área, pois as redes seriam destruídas por esses ganchos de metal. Aparentemente, isso já está tendo um efeito positivo e os pescadores parecem estar evitando essas áreas. Nas últimas três semanas, a equipe do Dr. Rojas-Bracho realizou novamente expedições para contar vaquitas e houve novamente avistamentos de animais, o que nos faz sentir positivos.

Dr. Federico Sucunza Gemars Instituto Aqualie Reunião Geral Anual La Plata Golfinho Franciscana Toninha

Em seguida, o Dr. Federico Sucunza, de nossos parceiros GEMARS e INSTITUTO AQUALIE, apresentou seu trabalho na proteção do Golfinho do Prata - Franciscana - Toninha e relatou as contagens de voo que foram realizadas pela primeira vez no Uruguai em março e abril. Depois de avaliar os dados, atualmente podemos presumir uma população de cerca de 30.000 Franciscanas no Uruguai, embora haja uma taxa de mortalidade muito alta devido à captura acidental. Para combater isso, estamos trabalhando juntos na instalação de sinais acústicos, como pingers. O Dr. Federico Sucunza também informou sobre nossa colaboração com a equipe do PROJETO PESCA para testar e estabelecer uma alternativa simples e de baixo custo para os pingers. Acontece que as garrafas plásticas vazias montadas nas redes são notadas pelos golfinhos e, por isso, eles evitam as redes. Os primeiros testes foram muito bem-sucedidos.

Yurasi Briceño Venezuela Proyecto Sotalia Inia geoffrensis Manati YAQU PACHA

Em seguida, nossa bióloga Yurasi Briceño, de nossos parceiros PROYECTO SOTALIA, relatou seu trabalho de proteção dos botos Inia geoffensis e Sotalia e dos peixes-boi na Venezuela. A produção de petróleo no Lago Maracaibo e a extração de ouro com a ajuda de mercúrio representam uma séria ameaça para os animais, e acontece que o mercúrio se acumula tanto nos peixes que também se torna um sério perigo para os seres humanos por meio do ciclo alimentar. O trabalho da equipe em torno de Yurasi Briceño abrange muitas áreas, como a contagem regular da população de animais, e uma área importante é também a educação ambiental.

Golfinho-nariz-de-garrafa de Lahille Dr. Lorenzo von Fersen YAQU PACHA

Em seguida, o Dr. von Fersen apresentou um relatório sobre as medidas que estão sendo tomadas especificamente para proteger o golfinho-nariz-de-garrafa de Lahille(Tursiops truncatus gephyreus), ameaçado de extinção, no Brasil.

Outro foco do trabalho do YAQU PACHA é a capacitação, o treinamento e a educação continuada de nossa equipe.

A YAQU PACHA também foi fundamental na criação da Alliance for Franciscana Dolphin, que desenvolve conceitos de conservação para o ameaçado golfinho de La Plata - Franciscana - Toninha(Pontoporia blainvillei) em vários grupos de trabalho.

A Revista Latino-Americana de Mamíferos Aquáticos LAJAM comemorou seu 20º aniversário e a YAQU PACHA tem sido a principal patrocinadora dessa importante revista científica desde o início.

Em 2022, a YAQU PACHA também foi a principal patrocinadora da 19ª RT da SOLAMAC, a mais importante reunião de trabalho para biólogos que trabalham com a conservação de espécies de mamíferos aquáticos na América Latina.

O Dr. von Fersen também informou sobre o grande workshop internacional Human Dimension in small Cetacean Conservation, organizado e conduzido pela YAQU PACHA. Um relatório final será apresentado em breve.

Outra parte importante de nosso trabalho foi a cooperação com o grupo ECOLOGIA HUMANA DO OCEANO, liderado por nossa bióloga Camilah Antunes Zappes no Brasil e cujo foco é a conexão entre as pessoas e o meio ambiente. O principal campo de atividade do grupo é a educação ambiental em escolas e jardins de infância e a comunicação com as comunidades pesqueiras.

Sandra Honigs (2ª presidente da YAQU PACHA e.V.) apresentou o trabalho e as atividades da YAQU PACHA na Alemanha e na Europa. Neste momento, gostaríamos de agradecer a todos os voluntários sem cuja ajuda nossos eventos e atividades não seriam possíveis.

Por fim, o Dr. Lorenzo von Fersen apresentou o novo programa YAQU PACHA for Diversity, que usa o exemplo do golfinho-nariz-de-garrafa de Lahille (população atual de 600 animais) para mostrar por que é tão importante preservar e proteger a biodiversidade.

As atas detalhadas da Reunião Geral Anual com todas as atividades de nossa organização também estarão disponíveis em breve em nosso site.